quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Projeto baseado no livro: O valor do amanhã


                 Matamos o tempo, mas é ele que nos enterra…diria Machado de Assis na voz de um de seus personagens mais famosos. Mas e se pudesse ser diferente? Se pudéssemos fazer o tempo viver a nosso favor? E se ele fosse um hábil parceiro em negociações que atravessam nossa vida e com o qual negociássemos o tempo todo? “Me dê isso agora e eu te pago depois, com alguns juros.” Ou, de forma mais prudente: “Vou depositar isso aqui em sua confiança Sr. Tempo e espero receber meus dividendos num…futuro…próximo, ok?”
             É esse o mantra de Eduardo Gianetti no livro “O Valor do Amanhã” (Cia. Das Letras, 2005 – Prêmio Jabuti em 2006), uma obra que poderia ser resumida na frase que ele não cansa de repetir ao longo de suas 337 páginas:
“Use agora e pague juros, ou economize agora e receba dividendos”
“O Valor do Amanhã” é, pois, uma fábula sobre as trocas intertemporais que fazemos ao longo de momentos e situações tão diferentes como o nascimento, a escolha da profissão, nossos relacionamentos, a conduta (de relativa) moral das sociedades em que nos inserimos, enfim, no fluxo do tempo que criamos como figura de linguagem e suporte para a realidade perceptível.

Um comentário:

  1. Ficou muito bom o blog, olhando da para ter uma idéia dos projetos desenvolvidos. Parabens a toda equipe e em especial a ProfªViviane que tem desenvolvido um excelente trabalho.

    ResponderExcluir